quarta-feira, março 18, 2009

Ouro Azul

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1171694


Teve início esta segunda-feira, em Istambul, o maior encontro mundial sobre água. O 5º Fórum Mundial da Água reúne na cidade turca 200 ministros de todo o mundo e representantes de mais de 300 organizações para debater e propor soluções sustentáveis para o consumo deste bem vital.
O encontro, que se realiza de três em três anos, pretende ser um ponto de viragem para a gestão dos recursos hídricos no planeta, alertando a comunidade internacional para a questão. No final da semana, cerca de 200 ministros de todo o mundo deverão adoptar o “Istambul Water Guide”.
Durante a manhã, a polícia da cidade conseguiu dispersar um grupo de perto de 300 manifestantes que tentava chegar aos edifícios onde está a decorrer fórum, em Sutluce, um bairro popular da margem europeia de Istambul. 15 pessoas foram detidas.
Os manifestantes responderam à convocatória do protesto feita por sindicatos, associações ecologistas e partidos de esquerda, que defendem que “a água não está à venda”. Este foi também o lema da manifestação de domingo em Istambul que juntou várias organizações sindicais, associativas e ecologistas que acusam o fórum de representar os interesses das empresas do sector da água.