quinta-feira, dezembro 10, 2009

Plantar trevos ajuda o ambiente e dá dinheiro



Plantar pastagens, de preferência trevos, que absorvem o CO2, ajuda o ambiente e os agricultores que aderirem à iniciativa podem ainda ganhar alguns euros.

O projecto foi apoiado pelo Fundo Português do Carbono, num valor total e oito milhões e meio de euros, para a plantação de pastagens.

Tiago Domingos, da empresa TerraPrima, explica o que é que os agricultores podem ganhar ao ajudarem o ambiente. “Os agricultores que semeiam pastagens em 2009 vão estar a fazer sequestro de carbono durante três anos e pelo consumo desse período vão receber 200 euros por hectare”.

O objectivo é ter até ao final de 2010, 42 mil hectares de pastagens, mas para este ano estavam previstos 21 mil, contudo só foram conseguidos 16 mil hectares, muito por culpa da falta de chuva.

Em grande parte estas pastagens serão de trevos, porque também absorvem mais CO2. “Quando fazem fotossíntese vão buscar o dióxido de carbono à atmosfera – uma parte fica nas folhas das plantas (que é o que os animais comem), a outra vai para as raízes, que vão morrer e é carbono que fica retido no solo”, descreve Tiago Domingos.

Cerca de dois mil agricultores estão envolvidos no projecto sobretudo no Alentejo e Ribatejo.

Fonte: http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1185&did=82797

Faça uma Horta Biológica na Varanda...

Ter uma Horta Biológica,com legumes e condimentares frescas e sem quimicos já não é um privilégio de quem vive numa moradia com terreno. Agora quem vive em apartamentos ou em casas sem terreno pode também passar a ter a sua mini-horta biológica.
A Fundação BioLogic@ realiza no próximo dia 19 de Dezembro,no Parque de Ciência e Tecnologia da Maia, a primeira edição do Curso BioHorta na Varanda.
Esta acção de formação teórico-prática, de 6 horas, destina-se a todos os que se pretendam iniciar nesta actividade aliciante de ter os seus legumes e condimentares nas varandas ou terraços.
Varandas mais verdes e melhor qualidade de vida são os nossos objectivos

Para mais informações: www.biologicaonline.com