quarta-feira, julho 02, 2008

Multiplicação por estaca

Nalgumas plantas é vantajoso propagar por estacaria fazendo multiplicação vegetativa. Plantas como a alfazema, Lúcia-lima, podem propagar-se por estacaria. Isto porque algumas plantas não produzem sementes no nosso clima, daí necessitamos recorrer a esta técnica.
É muito simples fazer multiplicação de aromáticas por estacaria, há no entanto que respeitar algumas regras básicas. Como por exemplo escolher, material mais jovem, pois material muito lenhificado não tem o mesmo sucesso.
A tesoura da poda é fundamental para a propagação por estaca, deve estar sempre limpa e desinfectada. Deve-se cortar na proximidade de um gomo, pois é nesse sítio onde vão aparecer as novas raizes. O tamanho da estaca deve-se situar entre 5 e 10 cm. Remover todo o material verde (folhas) da base, que deve ser cortado e não esgaçado para não danificar os caules. Remover também o excesso de verdes na parte superior da estaca. As folhas que ficam, servem para consumir energia à planta, perdem água por transpiração, por evaporação, eliminando a superficie foliar, evitamos que a planta desidrate.
Deve-se cortar o gomo terminal para que o enraizamento se faça de forma mais simples.

Plantas que se propagam por estaca:

- Absinto
- Alecrim
- Alfazema dentada
- Alfazema vulgar
- Arruda
- Erva caril
- Erva peixeira
- Estragão francês
- Hipericão do gerês
- Hortelã pimenta
- Hortelã vulgar
- Lúcia lima
- Macela camomila
- Majerona
- Pelargónio limão
- Poêjo
- Salva
- Salva ananás
- Santolina
- Segurelha
- Tomilho bela-luz
- Tomilho limão
- Tomilho vulgar

Sem comentários: