quinta-feira, julho 03, 2008

Uma Questão de Equilíbrio - Óleo de Colza



Não tão apurado como o óleo de oliveira (azeite) e não possuindo aromas fortes, o óleo de colza apresenta uma vantagem de "neutralidade" gustativa. O óleo de colza permite satisfazer o paladar e ser associado a todos os alimentos respeitando perfeitamente o sabor destes. Quanto à sua composição química, o óleo de colza, é rico em "bons" ácidos gordos: os monoinsaturados e os polinsaturados, donde o famoso ómega 3 e 6, que o nosso organismo não sintetiza mas que é indispensável consumi-lo nos alimentos. E um excelente antioxidante tendo um papel fundamental na prevenção do cancro e do envelhecimento.

2 comentários:

RUTE disse...

Olá Inês e companhia :-)

Como sou muito curiosa fui pesquisar o que é a COLZA e fiz uma descoberta engraçada:

A COLZA também chamada de Couve-nabiça é uma planta de cujas sementes se extrai o azeite de colza utilizado na alimentação humana e ainda na produção de biodiesel.

Um conjunto de variedades com níveis menores de ácido foram cultivadas no Canadá com o nome de CANOLA.

O Óleo de Canola é considerado um dos óleos mais saudáveis que existe no mercado.

Graças a vocês já fiquei a saber que aqueles campos de nabiças em flôr amarelinha darão lindas sementes ricas em óleo saudável.

Obrigada. Aumentar conhecimento nunca é demais.
Beijinhos.
Rute

RUTE disse...

O problema é começar a pesquisar...

Agora descobri que: A palavra Canola, é um acrónimo de CANadian Oil Low Acid (Óleo canadense com baixo teor de ácido, no caso ácido erúcico).

Mas dizem os "entendidos" que o óleo de colza não é comestível... lá está, por causa do ácido! Será que o óleo de Colza que se vende em Portugal é o Óleo de Canola?

E afirmam ainda, os "entendidos" que é preciso ter muito cuidado com a Canola no campo dos transgénicos (sementes modificadas genéticamente pela Monsanto canadense)...

Bom, há aqui pano para mangas, ou seja, muita matéria de debate...