segunda-feira, junho 30, 2008

Compostagem caseira

O composto é o resultado de um processo biológico que assegura a decomposição dos constituintes orgânicos dos sub-produtos e dejectos num produto estável e rico em compostos húmicos. A compostagem num sentido mais lato, pode ser defenida como um processo biológico controlado de conversão e de valorização dos substratos orgânicos.
Os materiais compostáveis são geralmente os detritos de origem vegetal e animal tais como plantas ou partes destas que não são consumidas ou consumíveis. São utilizados desperdicios da indústria da madeira, jardinagem, agricultura e pecuária, lixos domésticos, etc.
A utilização do composto tem vantagens, tais como: O aumento da porosidade, o arejamento do solo com a consequente aceleração da evolução da materia orgânica pelo incremento da biodiversidade, aumento da capacidade de armazenamento de água utilizável pelas plantas, diminuição do parasitismo, incidência de doenças, e maior elasticidade a condições adversas (poder tampão).

Segundo Al Gore (2006)

" Quando os resíduos orgânicos, tais como restos de comida e folhas varridas, são deitados no caixote do lixo comum, acabam compactadas no fundo dos aterros, sem oxigénio para ajudar a sua decomposição natural, a matéria orgânica fermenta e liberta metano, o mais potente dos gases com efeito de estufa - 23 vezes mais potente que o dióxido de carbono em termos de aquecimento global".

Sem comentários: